A estratégia da Dolmen, de promoção territorial e de apoio à produção local do território Douro Verde (Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende), foi recentemente reforçada com a disponibilização de uma loja e-commerce, num desafio ao conhecimento de lugares, tradições, saberes e sabores através de um ecrã.
O abraço ao mercado online, feito com a locale.pt, não vem substituir os espaços físicos existentes em Baião, Marco de Canaveses e Amarante mas sim complementar todo o trabalho desenvolvido até aqui e encurtar distâncias.
São diversos os produtos disponíveis para compra e, apesar do contacto não acontecer fisicamente, o compromisso assumido pela Dolmen é que cada cliente terá o mesmo acolhimento e atendimento personalizado que caracteriza as lojas físicas.
Recorde-se que a Dolmen tem vindo a apoiar a produção local, designadamente ao nível da comercialização e escoamento desde 2008, tendo aberto a primeira Loja em Baião, à qual se seguiu em 2012 a Loja de Marco de Canaveses e, em 2014, a loja de Amarante.
Nestes três espaços, muito mais que “apenas lojas”, é dada a oportunidade aos pequenos produtores de se posicionarem no mercado, contando atualmente com cerca de 200 produtores locais, provenientes dos seis municípios que constituem o Território Douro Verde, representando cerca de 2500 produtos, entre vinhos, doçaria e biscoitos, artesanato, mel, compotas, bordados e as bengalas de Gestaçô.
Para além da comercialização, nas Lojas Dolmen são dadas a conhecer as tradições mais profundas e o resultado do trabalho dos artesãos e produtores do Douro Verde, em ambientes que conjugam a tradição com a contemporaneidade, constituindo-se como espaços de acolhimento e apoio ao visitante, sendo verdadeiros centros de promoção do território Douro Verde.
Pela sua multifuncionalidade destaca-se a Loja de Amarante – Espaço Douro & Tâmega, que alberga o Centro Interpretativo do Douro Verde, dando a conhecer de forma integrada o potencial turístico do território numa lógica supramunicipal e um dos centros de informação da Rota do Românico, principal produto de touring cultural da região do Tâmega, Sousa e Douro Sul. Também aqui é possível fazer, por marcação, degustação e provas de vinhos e de outros produtos locais, disponibilizando ainda um espaço para a realização de exposições, workshops e outros eventos de índole cultural ou promocional.
Não faltam motivos e oportunidades para conhecer e consumir o Douro Verde.